• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
domingo, 15 de junho de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Política

Confusão na Esquerda: petistas rancorosos tentam impedir volta de Marta ao partido

Por Terra Brasil Notícias
18/jan/2024
Em Política
Pedro França/Agência Senado

Pedro França/Agência Senado

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

O retorno de Marta Suplicy ao Partido dos Trabalhadores (PT) gerou reação interna. De acordo com a CNN Brasil, Valter Pomar, membro do diretório nacional do partido, lidera um movimento para impugnar a decisão do diretório municipal que aprovou a refiliação da ex-prefeita de São Paulo. Marta pretende voltar para compor chapa com Guilherme Boulos (PSOL-SP) nas municipais deste ano.

Em carta divulgada internamente na quarta-feira, 17, Pomar defendeu que a volta de Marta seja debatida e votada durante uma reunião do Diretório Nacional. O documento, obtido pela CNN, foi enviado ao secretário-geral do partido, Henrique Fontana.

Dentre as justificativas apresentadas por Pomar para negar o retorno da ex-prefeita estão o voto favorável ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, as críticas feitas pela ex-prefeita quando decidiu deixar o partido e sua aproximação com políticos ligados à direita.

Leia Também

MEIs, atenção: multa já está valendo e pode pesar no bolso; fique atento e veja as regras

Israel lança ataque contra instalações nucleares do Irã e elimina líderes militares

Citada no STF por Bolsonaro, associação de peritos da PF reforça apoio às urnas eletrônicas

“Estimular futuras traições“

“Qualquer um pode fazer qualquer coisa e, apesar disso, em nome de uma possível vantagem eleitoral, estamos sempre dispostos a ‘virar a página’. O resultado prático é desmoralizar os que se mantiveram firmes nos momentos mais difíceis e, ao mesmo tempo, estimular futuras traições“, escreveu o petista em sua carta.

Pomar também afirma que a refiliação de Marta Suplicy não representa uma saudável autocrítica, mas sim uma falta de respeito do partido consigo mesmo.

O documento de Pomar foi compartilhado em grupos de Whatsapp que reúnem diretores nacionais do PT. Internamente, há uma articulação para manifestar apoio ao pedido de impugnação até o final desta semana.

A alta cúpula do PT está discutindo estratégias para lidar com a insatisfação de membros descontentes com o retorno de Marta e com o destaque que ela assumirá dentro da legenda.

O movimento de volta de Marta Suplicy ao PT foi articulado pelo presidente Lula, que considera uma possível parceria entre a ex-prefeita e Guilherme Boulos (PSOL-SP) na disputa pela prefeitura da capital paulista.

Uma filiação pré-carnavalesca

Se não for impugnada, a filiação de Marta Suplicy ao PT deve ocorrer na primeira semana de fevereiro. O PT pretende que o evento seja marcado para antes do período carnavalesco e não quer que a data coincida com o aniversário do partido, que será celebrado no dia 10 do próximo mês.

Marta aceitou o convite de Lula para ser a vice na chapa de Guilherme Boulos (PSOL-SP) na disputa pela Prefeitura de São Paulo. Ela foi exonerada da gestão Ricardo Nunes (MDB), que deve ser o principal oponente de Boulos, na semana passada, após encontro com o presidente petista.

Segundo dirigentes do PT paulista, o evento de filiação de Marta tem como objetivo aparar eventuais arestas da militância petista contra a ex-prefeita. Marta deixou a sigla no auge da Lava-Jato e apoiou o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

O Antagonista

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Polícia revela que galerista foi morto com 18 facadas no rosto e no tórax; cubano suspeito teria roubado grande quantia em dinheiro; veja detalhes

PRÓXIMO

Frio vira arqui-inimigo de proprietários de carros elétricos nos EUA; entenda

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se