O asteroide 2024 DJ está programado para fazer uma aproximação da Terra no sábado (27), passando a uma distância de apenas 354 mil km de nós, equivalente a 92% da média que separa a Lua do nosso planeta. Importante ressaltar que essa passagem não representa riscos para a Terra.
Os membros do projeto Virtual Telescope capturaram uma imagem da rocha espacial quando ela ainda estava a um milhão de quilômetros de distância. Gianluca Masi, coordenador do projeto, explicou que o telescópio monitorou o movimento aparente do asteroide, tornando-o visível como um ponto nítido de luz, enquanto as estrelas deixaram trilhas brilhantes no fundo.
Descoberto em 17 de janeiro pelo levantamento Mount Lemmon Survey, o asteroide 2024 DJ tem dimensões que variam de 16 m a 37 m e atingirá a máxima aproximação da Terra às 14h30 no horário de Brasília.
Os asteroides são objetos rochosos e pequenos que orbitam o Sol. O 2024 DJ é classificado como um asteroide próximo da Terra, o que significa que sua órbita o mantém a até 195 milhões de quilômetros do Sol. A maioria desses asteroides não representa ameaça significativa para a Terra. No entanto, existe uma categoria chamada asteroides potencialmente perigosos, que requer mais atenção, pois tem diâmetro mínimo de 140 m e órbitas que os aproximam até 7,5 milhões de quilômetros da órbita terrestre ao redor do Sol.
Com informações do Canaltech e Virtual Telescope.