O Carrefour está deixando de vender produtos da PepsiCo, como os refrigerantes Pepsi e 7up e as batatas fritas Lay’s, porque seus preços estão muito elevados. A medida marca o mais novo capítulo da guerra entre varejistas e gigantes globais de alimentos.
A partir desta quinta-feira, nas lojas da rede na França, os clientes serão informados da decisão por uma nota colocada junto às prateleiras com produtos da PepsiCo com os seguintes dizeres?: “Não estamos mais vendendo essa marca devido a aumentos de preços inaceitáveis”, informou um porta-voz do varejista francês.
No entanto, segundo o porta-voz, não está claro se os produtos da PepsiCo que já se encontram nas prateleiras dos supermercados da rede serão retirados e que isso não pode impedir que os consumidores comprem os que estão em exposição.
Em outubro, a empresa americana informou que planejava aumentos “modestos” de preços este ano, uma vez que a demanda se manteve apesar dos aumentos, levando-a a aumentar sua previsão de lucros para 2023 pela terceira vez consecutiva. Procurada após o anúncio do Carrefour, a PepsiCo não respondeu a um pedido de comentário.
No ano passado, redes de supermercados em vários países além da França, como Alemanha e Bélgica, anunciaram que interromperam os pedidos de empresas de bens de consumo devido aos aumentos de preços, uma forma de pressão durante as tensas negociações entre as partes devido à inflação. O Carrefour tem sido um dos varejistas mais ativos em desafiar as grandes empresas de produtos de consumo e alimentos em relação aos preços.
O Globo