O Governo de Minas Gerais anunciou, neste sábado (27.jan.2024), a decretação de situação de emergência em saúde pública devido ao aumento significativo de casos de dengue e chikungunya no estado. O decreto, que tem validade de até 6 meses, foi motivado pelo expressivo registro de 11.490 casos confirmados de dengue e 3.067 casos confirmados de chikungunya somente nas três primeiras semanas de 2024.
O documento destaca a predominância do sorotipo 1 da dengue, mas também alerta para a detecção de casos do sorotipo 3, que não circulava de forma epidêmica no Brasil há mais de 15 anos. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), fica autorizado a adotar medidas administrativas para conter os casos de arboviroses, incluindo a aquisição de insumos e materiais, além da contratação de serviços necessários ao enfrentamento da situação emergencial.
O decreto também estabelece a criação do Centro de Operações de Emergências de Arboviroses, sob a coordenação da Secretaria de Saúde de Minas Gerais, para o monitoramento e gestão da situação de emergência no estado.
Vacinação Contra Dengue do SUS em 521 Municípios Brasileiros a Partir de Fevereiro
O Ministério da Saúde divulgou, nesta semana, que 521 municípios brasileiros foram selecionados para iniciar a vacinação contra a dengue pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de fevereiro. Essas cidades compõem 37 regiões de saúde consideradas endêmicas para a doença.
A seleção das regiões foi baseada em três critérios: serem formadas por municípios de grande porte, com mais de 100 mil habitantes; registrarem alta transmissão de dengue no período 2023-2024; e apresentarem maior predominância do sorotipo DENV-2. A vacinação será direcionada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue, totalizando 16.400 hospitalizações de janeiro de 2019 a novembro de 2023.
Os dados revelam que esse grupo fica em segundo lugar, atrás apenas dos idosos, para os quais a vacina não foi autorizada.
Com informações do Poder 360 e Agência Brasil.