foto: TV Globo
Membros do grupo SOS Patrimônio denunciaram o furto do busto localizado no túmulo do renomado escritor Nelson Rodrigues, no cemitério São João Batista, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, ocorrido entre sexta-feira (19) e sábado (20).
Nascido em Pernambuco, Nelson Rodrigues mudou-se para o Rio ainda na infância, onde passou toda a sua vida. Além de dramaturgo, foi jornalista e escritor, deixando sua marca na cultura brasileira com peças teatrais, crônicas e críticas esportivas. Apaixonado por futebol e, em especial, pelo Fluminense, o escritor faleceu em 1980 e foi sepultado no referido cemitério.
José Marconi, um dos fundadores do SOS Patrimônio, lamentou a perda, ressaltando que se trata de um prejuízo histórico, cultural e artístico para a cidade. “A cidade fica mais pobre em relação à história e cultura”, afirmou em declarações à TV Globo.
O busto furtado, feito de bronze, representava o escritor diante de uma máquina de escrever, com um peso estimado de cerca de 45 kg. A Rio Pax, responsável pela administração do Cemitério São João Batista, declarou que “atua ativamente na segurança de seus cemitérios”, incluindo a instalação de cerca de mil metros de concertinas para dificultar o acesso de infratores. A concessionária informou que abrirá um procedimento interno para apuração do caso.
A Polícia Militar, por sua vez, informou que não foi acionada para o crime, mas reforçou o policiamento na área em resposta ao ocorrido.
Gazeta Brasil