O presidente Jair Bolsonaro não deixou sem resposta as críticas feitas pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, que o chamou de ‘desocupado’ durante uma entrevista recente. Bolsonaro, por sua vez, rebateu as declarações, destacando a ‘preocupação’ de Alckmin com o assunto ‘merenda escolar’, em alusão ao escândalo conhecido como ‘Máfia da Merenda’. Veja:
Bolsonaro dá troco e rebate fala de Alckmin após ser chamado de 'desocupado' pic.twitter.com/ajHsd2GvKn
— Diario do Brasil Notícias (@diariobrasil_n) January 26, 2024
Merenda Escolar
Protocolado em maio de 2016 e encerrada em dezembro do mesmo ano, a CPI da merenda foi uma vitória dos estudantes que ocuparam a Alesp exigindo a instauração de uma CPI. O deputado Rillo relembra esse fato. “Nós só conseguimos instituir uma CPI para investigar o roubo na merenda porque houve uma ocupação estudantil. Algo inusitado que chamou atenção nacional para a Assembleia Legislativa, assim os deputados ficaram constrangidos e foram obrigados a assinar a criação da CPI”.
Conhecido como “máfia da merenda”, o crime consistia num esquema de superfaturamento no fornecimento de alimentos para merenda escolar da rede pública.
A investigação identificou desvios em contratos firmados entre a Coaf (Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar), de Bebedouro (SP), e a Secretaria de Estado da Educação de Alckmin (PSDB), além de 22 prefeituras paulistas.
Com informações de Brasil de Fato