O Banco Central do Brasil, autarquia federal responsável pela política econômica do país, divulgou na última terça-feira (16) a abertura de um concurso público. O objetivo é preencher 100 vagas imediatas para o cargo de Analista.”
O edital, que já está disponível, aponta que a inscrição para participação no processo seletivo iniciará no dia 22 de janeiro e irá até o dia 20 de fevereiro.
Entenda as etapas do concurso
O processo seletivo será realizado em duas etapas, primeiramente com provas objetivas e discursivas e, posteriormente, o Programa de Capacitação (Procap).
Procap é um programa que engloba aulas e provas adicionais de caráter eliminatório e classificatório. A previsão é de que as provas ocorram no dia 19 de maio, sendo administradas nas 26 capitais dos estados brasileiros, bem como no Distrito Federal.
Áreas de atuação e conhecimento
As 100 vagas oferecidas estão divididas em duas áreas de atuação: 50 vagas são destinadas à área da Economia e Finanças e as outras 50, à Tecnologia da Informação.
Para se candidatar, basta possuir um diploma de ensino superior em qualquer área do conhecimento. Porém, os candidatos serão submetidos a provas específicas relacionadas à área de atuação escolhida.
O edital também destaca a reserva de vagas para pessoas com deficiência (PcDs) e pessoas negras.
São destinadas seis vagas para PcDs: três para a área economia e três para a área de tecnologia. Para pessoas negras, são reservadas 20 vagas, que estão igualmente distribuídas entre as duas áreas de atuação. O valor da taxa de inscrição é de R$ 150.
Como se inscrever para o processo seletivo?
INSCRIÇÕES: Os interessados devem realizar a inscrição no concurso desde o dia 22 de janeiro até o dia 20 de fevereiro por meio do site oficial do Banco Central do Brasil, atentando para o preenchimento correto de todas as informações solicitadas.