Com a reexibição da novela “Mulheres de Areia”, o público tem a oportunidade de relembrar o saudoso Sebastião Vasconcelos, que faleceu em julho de 2013. Na trama, o ator desempenhou o papel de Floriano Araújo, pai das gêmeas Ruth e Raquel.
Contudo, o que muitos desconhecem é que o artista enfrentou desafios de saúde após ser desligado da TV Globo em 2004. Com quase 50 anos de carreira, Sebastião atuou em diversas peças teatrais e novelas. Entretanto, nos primeiros anos da década de 2000, viu as oportunidades na televisão rarearem.
Antes de ser dispensado da emissora carioca, ele participou de novelas renomadas como “Porto dos Milagres” e “O Clone”. Seu último trabalho na Globo foi em 2004, no remake de “Cabocla”. No entanto, após isso, seu contrato não foi renovado, e ele mergulhou em um estado depressivo.
Devido à escassez de oportunidades de trabalho, a saúde de Sebastião Vasconcelos se deteriorou, recusando-se a tomar remédios e até mesmo a se alimentar, conforme relatado por Vilma Costa, sua esposa, em uma entrevista ao UOL.
“Sebastião andava muito triste e rebelde. Desde o início desse ano, ele se recusava a tomar os remédios e até a comer. Ele emagreceu muito, ficou bem fraquinho, e aí resolvemos interná-lo. O médico foi quem descobriu e diagnosticou que ele estava com pneumonia, porque a gente não sabia”, contou ela.
Vilma afirmou que o ator de “Mulheres de Areia” perdeu a vontade de viver: “Isso para ele é praticamente a morte, perdeu o interesse em viver. Ele sentiu mesmo o golpe quando a Globo não renovou seu contrato.”
Após a demissão da TV Globo, Sebastião ainda atuou em novelas da Record TV, como “Caminhos do Coração” (2007) e “Os Mutantes” (2008), seu último trabalho na televisão. No entanto, de acordo com sua esposa, isso não foi suficiente para restaurar seu bem-estar. “Fez uns trabalhos aqui, outros ali, mas não era a mesma coisa”, completou.
Diante dessa situação, Sebastião Vasconcelos enfrentou diversos problemas de saúde, sendo internado várias vezes. Ele faleceu em 15 de julho de 2013, no Rio de Janeiro, aos 86 anos, após um choque séptico e uma parada cardiorrespiratória.
Sebastião Vasconcelos (Foto: Reprodução/Globo)
Com informações de Observatório dos Famosos