Foto: Reprodução.
No sábado (27), o asteroide recém-descoberto, 2024 BJ, fará sua aproximação máxima da Terra, a uma distância menor que a média entre a Terra e a Lua. O fenômeno será transmitido ao vivo pelo Virtual Telescope Project, às 10h15 (horário de Brasília).
Descoberta e Aproximação
Astrônomos detectaram o asteroide em 17 de janeiro e oficialmente documentaram-no no dia seguinte. Com até 37 metros de tamanho, o 2024 BJ passará próximo à Terra de forma segura, sem representar ameaça de colisão.
Antes de sua aproximação à Terra, o 2024 BJ voará perto da Lua às 7h e, em seguida, passará perto de nosso planeta a uma velocidade estimada de 22.850 km/h, segundo o Virtual Telescope. O projeto assegura que o corpo celeste “não apresenta riscos” para a Terra.
Riscos e Mitigações
Classificado como um asteroide do tipo Apollo, o 2024 BJ possui uma órbita que cruza a da Terra e atinge seu ponto mais próximo do Sol antes de se estender em direção ao cinturão de asteroides. Embora os asteroides Apollo compreendam a maioria dos corpos celestes potencialmente perigosos que cruzam a órbita terrestre, o 2024 BJ não é considerado perigoso devido ao seu tamanho relativamente pequeno.
A Terra está segura de asteroides catastróficos, chamados de “exterminadores de planetas”, pelo menos pelos próximos mil anos. No caso improvável de um asteroide desconhecido e ameaçador se aproximar, os cientistas têm planos para lidar com tal catástrofe, incluindo a tentativa de desviar o asteroide com foguetes ou detonação de armas nucleares no espaço. No entanto, espera-se que tais medidas nunca sejam necessárias.
Não perca a oportunidade de testemunhar o espetáculo cósmico deste sábado, com a aproximação do asteroide 2024 BJ à Terra. Fique ligado na transmissão ao vivo pelo Virtual Telescope Project e acompanhe de perto esse evento celeste único:
Créditos: F5 News.