Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Partido enviou comunicado a institutos de pesquisa pedindo a inclusão do ex-deputado em pesquisas, apesar de a sua cassação
O partido Novo enviou um comunicado a institutos de pesquisa de todo o país solicitando a inclusão apenas do ex-deputado Deltan Dallagnol (Novo; foto) como seu pré-candidato para a prefeitura de Curitiba em outubro.
De acordo com o documento obtido por O Antagonista, o partido oficializou a pré-candidatura de Deltan Dallagnol.
Cassado em maio passado, Deltan perdeu seu mandato com base na Lei da Ficha Limpa.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entendeu que ele deixou o Ministério Público para evitar possíveis punições.
No entanto, a decisão não menciona se ele estaria ou não impedido de concorrer no período de oito anos, o que também é objeto de discordância entre especialistas.
Diante dessa incerteza, o Novo oficializou a pré-candidatura de Deltan para testar se ela será impugnada.
Caso isso aconteça, outros nomes estão prontos para entrar na disputa, como o da esposa do ex-deputado, Fernanda Dallagnol, e das vereadoras Amália Tortato e Indiara Barbosa.
O partido tem investido no capital político de Deltan desde a sua filiação, em setembro, para impulsionar o número de filiados e anunciar seus pré-candidatos. Desde o ano passado, o político tem participado de viagens por todo o país.
Em 2023, o Novo perdeu o direito ao tempo de televisão e ao acesso às verbas públicas por não atingir a cláusula de desempenho.
Desde então, a sigla tem se mantido com recursos do fundo partidário de anos anteriores, que haviam sido investidos em fundos monetários. A expectativa interna é de que as eleições municipais contribuam para o crescimento do partido.
O Antagonista