O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, participou da cerimônia de posse do novo líder argentino Javier Milei, em Buenos Aires, na Argentina, neste domingo (10). O líder ucraniano foi um dos primeiros a cumprimentar o ultraliberal após ser empossado no Congresso.
Em publicação nas redes sociais, Zelensky declarou que parabenizou o novo presidente da Argentina e disse que é um novo começo para o país. A visita do líder ucraniano acontece em meio ao conflito do seu país contra a Rússia.
Essa foi a primeira visita de Volodymyr Zelensky à América Latina desde o início do conflito entre Rússia e Ucrânia, que foi iniciado em fevereiro de 2022.
“Hoje participei da posse de Milei em Buenos Aires e parabenizei o novo presidente. Este é um novo começo para a Argentina e desejo que o presidente Milei e todo o povo argentino surpreendam o mundo com os seus sucessos”, declarou Zelensky.
“Também estou certo de que a cooperação bilateral entre a Ucrânia e a Argentina continuará a se expandir”, finalizou o líder ucraniano.
Zelensky e Santiago Peña
Antes da posse, Zelensky se reuniu com o presidente do Paraguai, Santiago Peña em Buenos Aires. O registro do encontro foi compartilhado pelo presidente ucraniano nas redes sociais.
Na reunião, o presidente da Ucrânia informou que agradeceu ao Paraguai pelo “apoio decisivo” à Kiev no âmbito das organizações internacionais.
“A Fórmula da Paz da Ucrânia. Já realizamos três reuniões bem-sucedidas de conselheiros de segurança nacional e de política externa. Contamos com a adesão do Paraguai à implementação da Fórmula da Paz”, informou Zelensky.
“Esperamos ver o maior número possível de países latino-americanos nas próximas conversas sobre a Fórmula da Paz, na Suíça, em janeiro de 2024”, acrescentou o presidente da Ucrânia.
Segundo Volodymyr Zelensky, ele e Santiago Peña discutiram formas de desenvolver o comércio entre a Ucrânia e o Paraguai. Além disso, convidou o líder paraguaio para visitar Kiev.
Fonte: Band.