Foto: Reprodução/RUV
Autoridades da Islândia informaram nesta segunda-feira (18) que o vulcão na península de Reykjanes, próximo à cidade de Grindavik, entrou em erupção às 18h17 (horário de Brasília), 22h17 locais.
Desde outubro, terremotos atingem a região. Os tremores foram se intensificando ao longo dos dias. Entre 8 e 9 de novembro, por exemplo, 1.400 sismos foram registrados.
Nos anos anteriores, outras erupções também foram registradas no vulcão Fagradalsfjall. No entanto, os fenômenos aconteceram de forma controlada e sem deixar estragos.
Imagens mostram lava sendo expelida do solo no sistema vulcânico conhecido como Fagradalsfjall. Um helicóptero da guarda costeira foi acionado e está sobrevoando a região, segundo as autoridades.
Até a publicação desta reportagem não havia registros de estragos ou feridos por causa da erupção. Além disso, os moradores de Grindavik foram retirados da cidade em novembro. Atrações turísticas também estão fechadas.
Os terremotos deixaram Grindavik cheia de rachaduras. A cidade fica a apenas 54 km da capital Reykjavik.
No fim de novembro, com a diminuição dos terremotos, as autoridades chegaram a diminuir o nível de risco que o vulcão representava para a cidade. Moradores também foram autorizados a retornarem para buscar pertences.