• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
sexta-feira, 6 de junho de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Brasil

Senado aprova projeto que obriga exibição de filmes brasileiros nos cinemas

Por Terra Brasil Notícias
19/dez/2023
Em Brasil, Câmara, Cinema
EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O Senado aprovou nesta terça-feira (19) o projeto que recria a cota de exibição para filmes brasileiros, com validade até 2033. A chamada “cota de tela” foi estabelecida por meio de medida provisória (MP) em 2001, que estipulava um prazo de validade da medida de 20 anos. O Projeto de Lei 5497/19 contou com parecer favorável do relator na Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCDD), senador Humberto Costa (PT-PE). O texto foi aprovado de forma simbólica e será encaminhado para sanção presidencial.

O relator ressaltou que a proposta representa um reforço na “política de acesso à cultura e valorização das produções nacionais”. O projeto determina que as salas, espaços e locais de exibição pública comercial ficam obrigadas a exibir obras brasileiras de longa-metragem, observados o número mínimo de sessões e a diversidade de títulos, atribuída à Agência Nacional de Cinema (Ancine) o controle do cumprimento da medida, informou a Agência Senado.

Leia Também

Perdeu o prazo para declarar Imposto de Renda? Entenda como se regularizar

Homem coloca fogo no próprio corpo em estação do metrô de São Paulo

Franqueados da Cacau Show denunciam que rede funciona como “seita”

A proposta prevê que as obras cinematográficas e telefilmes exibidos em plataformas de streaming, antes da exibição comercial em salas, não contarão para efeitos da cota. Os detalhes sobre o número mínimo de sessões e a diversidade de títulos serão fixados anualmente por meio de decreto do Poder Executivo.

O texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados no início de outubro na forma de substitutivo apresentado pela relatora, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ). O parecer de Feghali estabelece punições aos exibidores que não cumprirem as regras como advertência por descumprimento pontual considerado erro técnico escusável; e multa de 5% sobre a receita bruta média diária do complexo multiplicada pelo número de sessões de descumprimento. O regulamento disciplinará a aplicação das multas. O PL é de autoria do deputado licenciado Marcelo Calero (PSD-RJ).

Gazeta do Povo

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Confira o ranking dos nomes mais registrados no Brasil em 2023

PRÓXIMO

PRAZO FINAL do pagamento do PIS/PASEP 2023! Não perca

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se