O deputado federal André Janones (Avante-MG) vive um cenário de isolamento após suspeitas de participação em um esquema de rachadinha. Nesta semana, áudios divulgados pelo site Metrópoles indicaram que o parlamentar defendia a prática. Ele é alvo de investigações no Supremo Tribunal Federal (STF) e também foi denunciado ao Conselho de Ética da Câmara.
“Deputados afirmam reservadamente que Janones não tem um grupo político que possa fazer uma defesa contundente dele —pelo contrário. Também pesa contra o fato de ele integrar o Avante, que é um partido nanico, tendo apenas sete deputados na Câmara”, afirma a Folha.
“Eles dizem ainda que há uma antipatia em relação a Janones, já que o parlamentar frequentemente disparou críticas à atuação dos colegas”, acrescenta o jornal.
Em um dos áudios divulgados pelo site, o congressista afirma:
“Tem algumas pessoas aqui, [com] que eu ainda vou conversar em particular depois… Vão receber um pouco de salário a mais. E elas vão me ajudar a pagar as contas do que ficou da minha campanha de prefeito”, diz o deputado. Segundo o Metrópoles, a conversa gravada ocorreu na sala de reunião do Avante, na Câmara dos Deputados.
O Antagonista