Um fenômeno conhecido como “nuvem prateleira” impressionou moradores de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, ao cobrir o céu da cidade na manhã desta sexta-feira (29). Ele é formado pelo encontro entre massas de ar quente e frio e provoca ventos intensos seguidos de chuva forte.
— A nuvem prateleira é formada quando você tem um contraste de uma massa de ar mais quente e uma massa de ar mais fria. Hoje no Estado, tínhamos essa condição do ar bastante aquecido na região do Grande Oeste, e a gente está tendo o avanço de uma frente fria. Quando a frente fria chegou na região e encontra essa massa de ar mais quente, ela força o ar quente a subir e condensar. Nesse momento, o fenômeno se organiza — explica o meteorologista Caio Guerra, da Defesa Civil catarinense, ao g1 SC.
Quando a nuvem prateleira se forma, o ar frio desce dela e se espalha pelo solo em alta velocidade, o que causa os ventos fortes. Depois disso costuma aparecer uma nuvem de chuva, que provoca o temporal. O nome do fenômeno se dá pelo formato das nuvens, como se estivessem em degraus.
Em Chapecó, a ventania provocada pela nuvem prateleira chegou a ter rajadas de 80 km/h, deixando casas destelhadas e causando interrupções na rede elétrica. Também houve chuva forte. A Celesc e a Defesa Civil local trabalhavam ao longo da manhã para reparar os danos causados pelo mau tempo.
Créditos: NSC.