A Nasa divulgou um vídeo, em 12 de dezembro, para celebrar suas principais conquistas em 2023. Chamada de “Nada está além do nosso alcance”, a produção relembra a missão OSIRIS-REx, que trouxe as primeiras amostras do asteroide Bennu à Terra, e o lançamento da missão Psyche para estudar um asteroide de metal localizado entre as órbitas de Marte e Júpiter.
“Estamos unidos pela exploração do espaço profundo e seguiremos com nossos amigos e vizinhos. Queremos proteger o nosso planeta compreendendo-o melhor”, afirmou o diretor da Nasa, Bill Nelson.
O vídeo também relata o avanço nos preparativos da missão Artemis 2, que será a 1ª viagem tripulada à Lua em 50 anos. Apresenta ainda o aniversário de 1 ano de operação do supertelescópio James Webb, responsável pelo registro de imagens e sons no espaço.
PLANOS PARA 2024
Em outro vídeo, intitulado “Para frente e para cima” e publicado na 4ª feira (27.dez), a agência espacial norte-americana apresenta as missões e lançamentos planejados para o próximo ano. “Em 2024, a Nasa quebrará barreiras e limites, tornando o impossível possível”, afirma a produção.
Explorações à Lua estão entre os principais alvos da agência espacial. A Nasa buscará estudar o polo sul do satélite, além de procurar por gelo e outros recursos.
Em novembro, deve ser lançada a missão Artemis 2, na qual os tripulantes realizarão um sobrevoo de 10 dias ao redor da Lua para testar a capacidade de exploração humana. Além disse, a agência espacial planeja avançar nos preparativos para a Artemis 3, que será a 1ª missão a pousar na Lua desde a missão Apollo, em 1972.
Créditos: Poder 360.