A Secretaria Municipal de Saúde de Betim informou que investiga duas mortes por intoxicação alcoólica registradas no município nesta semana.
Segundo a prefeitura, foram confirmados cinco casos de internação por intoxicação alcoólica nas unidades de saúde da cidade, dos quais dois evoluíram para óbito, ambos no bairro Citrolândia. No entanto, não há informações sobre qual bebida teria sido ingerida pelas vítimas.
Os outros três casos seguem em observação, e os pacientes relataram a ingestão de um tipo de whisky artesanal. A Prefeitura de Betim orientou os médicos a monitorar o aparecimento de mais casos em todas as UPAs do município.
Ainda de acordo com Prefeitura de Betim, o primeiro paciente foi encaminhado para o Hospital Regional do Município na terça-feira (12) e faleceu na quarta-feira (13) por complicações. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) Gameleira. A causa da mortes se deu por hepatite alcoólica.
A Vigilância Sanitária do município visitou 10 estabelecimentos do bairro Citrolândia, mas não encontraram o produto. Portanto o município informa que há suspeita quanto à bebida, mas ainda não há confirmação nos casos.
A substância causadora da segunda morte ainda não foi identificada.
A Secretaria Municipal de Saúde acionou a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para proceder com as investigações.
Em nota, a SES-MG informou que foi notificada pela Secretaria Municipal de Saúde de Betim sobre a ocorrência de três casos suspeitos de intoxicação exógena e está acompanhando a investigação epidemiológica junto ao município.
G1