Demitida do Ministério do Turismo por Lula após pressão do União Brasil, a agora deputada Daniela Carneiro (União-RJ) usou a derrubada de uma série de vetos presidenciais para provocar o governo e seus colegas de partido.
Em suas redes sociais, Daniela questionou a posição majoritária do União Brasil contra o governo nas votações e ironizou sua demissão da pasta, sob o pretexto de buscar uma maior “governabilidade” na Câmara dos Deputados.
“Quando ministra, eu era a desculpa para o União Brasil não votar com o governo. Agora, a culpa é de quem?”, escreveu a ex-ministra no X (antigo Twitter).
Daniela deixou o Ministério do Turismo em julho de 2023. Ela foi demitida após o União Brasil pedir ao Palácio do Planalto para substitui-la no comando da pasta pelo também deputado Celso Sabino (União-PA).
A troca ocorreu na esteira do rompimento de Daniela com a cúpula do partido. A deputada, porém, só poderá deixar a legenda em 2026, quando haverá uma janela para troca de sigla sem risco de perda de manto.