Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta terça-feira, 19 de um almoço com os comandantes do Exército, Aeronáutica e Marinha, em mais uma tentativa de aproximação com as Forças Armadas. O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, também estará presente.
O encontro, marcado para acontecer no Clube da Aeronáutica, em Brasília, vai contar ainda com a presença de todos oficiais-generais quatro estrelas do Brasil. A expectativa é de que o encontro com Lula conte com a presença de mais de 300 integrantes das Forças Armadas.
Como está a relação de Lula com as Forças Armadas?
Desde a campanha, a relação de Lula com o meio militar vinha sendo marcada por diversos embates, que foram ampliados com os atos golpistas de 8 de janeiro na Praça dos Três Poderes. Na ocasião, Lula prometeu “fazer uma triagem nos militares bolsonaristas”, que atuavam no Palácio do Planalto.
“Nós estamos no momento de fazer uma triagem profunda, porque a verdade é que o Palácio estava repleto de bolsonaristas, de militares, e nós queremos ver se a gente consegue corrigir para que a gente possa colocar funcionário de carreira, de preferência funcionários civis, ou que estavam aqui ou que foram afastados, para que isso aqui se transforme em um gabinete civil”, afirmou Lula logo após a depredação do Executivo, em 12 de janeiro deste ano.
A avaliação dentro do Palácio do Planalto é de que a proximidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com os militares acabou contaminando os quartéis. Desde então, o governo costurou junto ao ministro Múcio Monteiro a apresentação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita candidaturas de militares da ativa. O texto passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, mas ainda precisa passar pelo plenário e pela Câmara dos Deputados.
Paralelamente, o ministro da Defesa atuou ao longo do ano para que Lula passasse a prestigiar eventos de militares como forma de restabelecer pontes. O petista marcou presença em datas como o Dia do Exército, celebrado em abril, no quartel general do Exército, em Brasília.
No último dia 12, por exemplo, Lula também acompanhou as comemorações do Dia do Marinheiro, realizadas pela Marinha na Baía de Guanabara, Rio de Janeiro.
O Antagonista