Nesta terça-feira (12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou durante cerimônia no Palácio do Planalto que realizará um ato no próximo dia 8 de janeiro para “lembrar o povo que o golpe foi debelado pela democracia”. Durante o evento que anunciava financiamento dos bancos públicos para investimentos nos estados, Lula convidou todos os governadores para participarem do ato em Brasília, destacando a importância de reafirmar a resistência democrática no país.
“Estou convidando todos os governadores porque nós vamos fazer um ato aqui em Brasília para lembrar o povo que tentou-se dar um golpe no dia 8 de janeiro e que ele foi debelado pela democracia desse país”, afirmou o presidente.
“Eu pretendo ter (aqui) todos os governadores, deputados, senadores e empresários para a gente nunca mais deixar as pessoas colocarem em dúvida que o regime democrático é a única coisa que dá certeza das instituições funcionarem e do povo ter acesso a participar da riqueza que ele produziu. O restante é balela”, prosseguiu o petista.
Em 8 de janeiro deste ano, vândalos deixaram diversos estragos nas instalações do Congresso, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Planalto. Os manifestantes também depredaram o Museu da Cidade e o Espaço Lúcio Costa, cujas construções ficam na Praça dos Três Poderes.