Representantes da Juventude NOVO, UJL e Podemos foram agredidos durante a 4ª Conferência Nacional de Juventude, em Brasília. Militantes de esquerda agiram com violência, jogaram água e hostilizaram nossos jovens.
A PM foi acionada para conter a bagunça, e várias pessoas… pic.twitter.com/Xksikt3Cp8
— NOVO 30 (@partidonovo30) December 16, 2023
Jovens dos partidos Podemos e Novo e da União Juventude e Liberdade (UJL) foram hostilizados e agredidos na noite de sábado 16 por militantes de esquerda durante a 4ª Conferência Nacional de Juventude, em Brasília. Segundo o Novo, foi necessária a intervenção da polícia do Distrito Federal e ao menos dois jovens precisaram de atendimento médico.
Um vídeo postado no Twitter/X pelo Novo mostra quando uma jovem começava a gravar um vídeo e foi atingida com água e hostilizada. Então, ela pergunta o que está acontecendo.
Em seguida, um outro grupo de jovens começa a gritar “fora”, para que os jovens dos partidos de direita se retirassem do local. O vídeo mostra que um dos militantes usa uma camiseta com o número 13, do PT.
Na postagem, o Novo diz que “militantes de esquerda agiram com violência, jogaram água e hostilizaram nossos jovens”, referindo-se aos delegados do Novo, do Podemos e da UJL. “A PM foi acionada para conter a bagunça, e pessoas terminaram na enfermaria”, informa a legenda. Materiais dos partidos de direita, como bandeiras e cartazes, foram tomados e queimados pelos militantes de esquerda, afirmou o Novo, em nota.
Presidente do Novo condena agressão dos jovens por militantes de esquerda
O presidente do Novo, Eduardo Ribeiro, disse condenou a ação dos militantes esquerdistas. “As agressões são resultado do tamanho do aparelhamento feito pela esquerda nas nossas instituições públicas”, declarou. “Liberdade e o respeito ao debate são conceitos esquecidos no Brasil de 2023. O Novo repudia esses atos antidemocráticos. Nenhuma voz pode ser calada pela violência”, afirmou o partido, no Twitter/X.
“A conferência não pertence a nenhum partido. A agressão injusta que sofremos acaba com a legitimidade de qualquer perspectiva de democracia na conferência”, disse Matheus Biancardine, presidente do grupo Juventude Novo Brasil.
A 4ª Conferência Nacional da Juventude começou na quinta-feira 14 e vai até este domingo, 17, em Brasília. O evento é promovido pela Secretaria Nacional da Juventude e pela Secretaria-Geral da Presidência da República.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da abertura da conferência na quinta-feira e, na ocasião, disse aos jovens que estava feliz por ter conseguido, pela primeira vez, colocar um comunista no Supremo Tribunal Federal (STF), referindo-se ao ministro da Justiça, Flávio Dino.
Créditos: Revista Oeste.