A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, mais conhecida como Janja, se manifestou nesta terça-feira (12/12), após sofrer ataque hacker no perfil do X (antigo Twitter) na noite dessa segunda-feira (11/12). Ela repudiou os ataques – “machistas e criminosos” – e pediu a punição dos responsáveis.
“Na noite de ontem, os ataques de ódio e o desrespeito que eu sofro diariamente chegaram a outro patamar”, escreveu a primeira-dama no Instagram. “Minha conta do X foi hackeada e, por minutos intermináveis, foram publicadas mensagens misóginas e violentas contra mim. Posts machistas e criminosos, típicos de quem despreza as mulheres, a convivência em sociedade, a democracia e a lei”, disse.
“Eu já estou acostumada com ataques na internet, por mais triste que seja se acostumar com algo tão absurdo. Mas a realidade é que a internet é um espaço potente para o bem e para o mal. O que eu sofri ontem é o que muitas mulheres sofrem diariamente”, afirmou Janja.
De acordo com a primeira-dama, a Polícia Federal (PF) e o X foram acionados e estão tomando as devidas providências. “O ódio, a intolerância e a misoginia precisam ser combatidos e, os responsáveis, punidos”, defendeu.
A Diretoria de Crimes Cibernéticos também vai instaurar inquérito policial nesta terça para aprofundar as investigações.
Janja também agradeceu o as manifestações de apoio que recebeu de internautas após o ataque hacker. “Eu sei, e é sempre bom relembrar, que não estamos sozinhas”, finalizou.
O ataque contra Janja
Em pouco mais de uma hora, diversas mensagens ofensivas foram postadas no perfil de Janja. Entre as mensagens, há citações ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
A primeira postagem, que assume que a conta teria sido hackeada, ocorreu às 21h37. O invasor interagiu com usuários que comentavam as postagens e repercutiu as publicações em veículos de comunicação. Ele também gravou um áudio ao longo da série de postagens.
Nos primeiros 15 minutos de invasão, foram 15 tweets com mensagens obscenas e xingamentos.
Metrópoles