Uma boa notícia aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social! O INSS publicou na última sexta-feira (08) o calendário completo de pagamento para aposentados, pensionistas e titulares dos demais auxílios do órgão em 2024.
Dessa forma, os 39.036.865 recebedores de benefícios previdenciários já podem se programar antecipadamente a partir da conferência dessas datas para todo o ano que vem. Confira o calendário completo a seguir!
Regras gerais do calendário de pagamento do INSS em 2024
Dos mais de 39 milhões de cidadãos que recebem valores do INSS, 26.168.062 ganham auxílio de até um salário mínimo e outros 12.868.803 obtêm valores acima desse piso.
Sendo assim, de acordo com o calendário do INSS, os beneficiários que recebem até um salário mínimo terão a liberação de seus pagamentos entre os últimos cinco dias úteis do mês vigente e os cinco primeiros dias úteis do mês subsequente. A liberação do dinheiro segue a ordem do final do benefício, começando pelos que possuem final 1.
Quanto àqueles que ganham acima do salário mínimo, o INSS anunciou que os pagamentos se realizarão nos primeiros cinco dias úteis do mês. Cada dia beneficiará dois grupos, iniciando pelos que têm cartões de benefício com final 1 e 6. Confira o calendário completo na imagem abaixo, considerando o dígito final do cartão do benefício antes do traço.
Imagem: Divulgação / INSS
Sobre o benefício de dezembro e o aumento do salário mínimo
Conforme o calendário do INSS, os beneficiários que recebem até R$ 1.320 terão o pagamento de dezembro realizado entre 21 de dezembro e 8 de janeiro. Para os que recebem acima deste valor, o depósito ocorrerá de 2 a 8 de janeiro.
Porém, há de se destacar o aumento do salário mínimo. A partir de 1º de janeiro, haverá uma correção salarial que também beneficiará aposentados e pensionistas do INSS. Os novos valores só serão pagos entre final de janeiro e início de setembro. Já que o depósito de agora, na virada do ano, será referente a dezembro, portanto, sem correção.
SCD