Um britânico, que vive em Cramlington, Northumberland, precisou ser levado para o hospital após uma aranha-lobo (Lycosa erythrognatha) supostamente botou ovos no dedão do pé dele durante as férias.
Segundo a emissora estatal britânica BBC, Colin Blake estava comemorando o 35º aniversário de casamento em um cruzeiro na França, quando acordou com o dedo do pé roxo. Ele visitou o médico do navio e foi informado de que o inchaço havia sido causado por uma aranha-lobo.
Mas um aracnologista ouvido pela emissora disse que essa espécie é incapaz de depositar os ovos dentro dos humanos – como ocorre como o “bicho-de-pé” (Tunga penetrans, um tipo de pulga).
O relatório inicial foi baseado em informações fornecidas pelo britânico a um hospital, e fazia referência a uma aranha-lobo peruana.
Colin Blake disse à BBC que teria sido mordido pelo aracnídeo enquanto estava fazendo uma refeição com a esposa em um restaurante ao ar livre na cidade francesa de Marselha. Depois disso, seu dedão do pé começou a parecer infectado.
Especialista explica que a aranha-lobo não bota ovos em humanos (Foto: Australian Museum/Reprodução)
No atendimento médico, o membro foi aberto com um bisturi e um pus semelhante a leite saiu de dentro do dedo. Ao mesmo tempo, de acordo com o britânico, ovos de aranha teriam sido detectados nesse líquido.
De volta ao Reino Unido, Blake foi tratado no hospital e recebeu antibióticos para reduzir o inchaço.
Um especialista contestou a afirmação de Blake de que uma aranha poderia ter posto seus ovos num pé humano.
Segundo a aracnologista Sara Goodacre, da Universidade de Nottingham, na Inglaterra, não é possível que a aranha-lobo tenha postado ovos dentro do dedão dele. “Não vejo isso como verdade, porque conheço a biologia da espécie. As bolsas de ovos demoram um pouco para eclodir. O veneno dessa aranha não é necrosante. Ele foi projetado para paralisar moscas da fruta”, explica a especialista, ouvida pela emissora britânica.
Ela conta que, quando uma aranha-lobo põe ovos, eles são mantidos em uma espécie de “bola de algodão”, que normalmente é carregada nas costas da fêmea.
A Sociedade Aracnológica Britânica também chamou o caso de Colin Blake de “implausível”.
TrendsBR