Foto: ICELAND POLICE DEPARTMENT/Anadolu via Getty Images.
Após uma série de terremotos, a erupção de um vulcão tomou conta da península de Reykjanes, na Islândia, na noite de segunda-feira (18/12). De acordo com o Instituto de Meteorologia da Islândia a atividade começou às 22h17, ao norte da cidade pesqueira de Grindavík.
A tripulação de um helicóptero da Guarda Costeira da Islândia decolou logo em seguida para observar a erupção e estimar o tamanho da brecha.
A Defesa Civil do país elevou o nível de preparação e pediu que o público que não visitasse a área. A estância geotérmica Blue Lagoon, por exemplo, popular entre viajantes de todo o mundo, teve que ser fechada.
Quase 4 mil pessoas tiveram que ser evacuadas da cidade de Grindavík. Aliás, a erupção já era esperada e a saída da maior parte dos moradores aconteceu ainda no dia 10 de novembro.
De acordo com as autoridades, é possível que elas possam voltar até o Natal. Por enquanto, eles só são autorizados a retornar para pegar itens básicos, durante horários curtos. Mas não podem passear pela cidade ou dormir em casa.
Metrópoles