João Batista Filho, mais conhecido como JB Filho, era comentarista de Os Donos da Bola na Band RS. O comunicador deixou a atração ao lado de Fabiano Baldasso e Leonardo Meneghetti. Os três fizeram o canal Debate Raiz, criado às pressas.
A mudança em Os Donos da Bola RS ocorreu em outubro, quando Alexandre Ernest, Farid Germano Filho, demitido recentemente, Filipe Gamba e Lucas Collar assumiram a atração ao lado de Diogo Rossi e de Ribeiro Neto. Sem papas na língua, João Batista Filho pontuou que o salário na TV não era alto.
“Ninguém fica em uma emissora, pelo menos no meu caso, vou falar por mim, por conta de dinheiro. Faz pela repercussão. Se eu contar meu salário aqui tu cai de costas na Bandeirantes. Três mil reais o fixo bruto. Ia entrar um pouquinho mais de merchan e tal, mas era três mil”, relatou JB Filho.
“Só que essa é a realidade de uma emissora de televisão. Então ninguém fica numa televisão porque, ah vai pingar dia 5, mas tem a repercussão. É o fato de estar no ar sempre na TV aberta e aí tu te importa porque daí tu vai ter teus patrocinadores, vai ter teu próprio canal do YouTube que é onde tu resolve”, explicou ele em conversa com Duda Garbi.
Fabiano Baldasso, ex-comentarista de Os Donos da Bola RS, endossou o comentário feito pelo colega. “A Bandeirantes faturava com os patrocínios e nós recebíamos um salário. Hoje quem fatura com estes patrocínios somos nós”, declarou.
Em menos de três meses da mudança, a Band demitiu Farid Germano Filho por um ato acusado de racismo cometido pelo jornalista. O comentarista, torcedor do Grêmio, fez uma imitação de sons de macaco no chão, referenciando o goleiro Muteba Kidiaba, do Mazembe, clube da República Democrática do Congo. O Mazembe eliminou o Internacional na semifinal do Mundial de Clubes de 2010. A atitude de Farid gerou revolta entre os telespectadores e diante da repercussão negativa, Farid Germano foi afastado do programa e, posteriormente, demitido.
Créditos: TV POP.