Esperar o papai Noel chegar virou tradição para muitas famílias brasileiras, bem como fazer a ceia depois da meia-noite, porém, muitas pessoas não gostam e preferem que as crianças não fiquem acordadas até tarde na véspera do dia 25, e acabam colocando-as mais cedo na cama para abrir os presentes na manhã do dia seguinte. Entretanto, especialistas em sono garantem que esta não é a melhor forma.
Isso porque a véspera de Natal é uma noite muito esperada e emocionante, o que acaba deixando os pequenos mais entusiasmados, esperançosos e ansiosos, sentimentos que deixam os pequenos inquietos, irritados e diminui a probabilidade de eles caírem no sono.
“Muitas vezes associamos problemas de sono ao estresse, mas sentir-se excitado na expectativa de um grande dia pode ter efeitos perturbadores semelhantes no sono. Sentir-se excitado pode aumentar a adrenalina, o hormônio que prepara o corpo para a ação, o que aumenta a frequência cardíaca e a pressão arterial, desencadeando a liberação de glicose energizante na corrente sanguínea”, explica a especialista residente em sono Sophie Bostock.
Este é frequentemente o caso de crianças que insistem em querer ficar acordadas, mas depois pode demorar muito mais tempo do que o normal para adormecerem. A especialista diz que o segredo é não mudar o ciclo de sono dessas crianças.
Se elas estão acostumadas a dormir as 22 horas, por exemplo, elas devem jantar no horário habitual e ir para a cama as 22h. E não mais cedo, porque a criança não vai conseguir dormir. Outra dica é só apagar a luz do quarto quando acriança estiver com muito sono.
“Apesar de ser férias, um banho morno, ler um livro e um abraço na cama ainda é uma ótima receita para se preparar para dormir, e, claro, evitar ao máximo ficar longe das telas”, afirma.
Se a criança lutar contra o sono porque a mente está muito ansiosa ou ocupada com outros pensamentos, tente relaxar, fazer exercícios para controlar a respiração e ter pensamentos positivos, como uma próxima viagem, ou os presentes que abrirão na manhã seguinte, traços que possam deixá-los mais felizes, calmos e relaxados.
Fonte: O Globo.