Diante da possibilidade da deputada e presidente do PT, Gleisi Hoffmann (foto), ganhar um ministério de Lula, uma ala do Partido dos Trabalhadores já começou a discutir a sucessão do comando da legenda.
Segundo a Folha de S.Paulo, os nomes do líder do governo na Câmara, José Guimarães (CE), do deputado Rui Falcão (SP), que já foi presidente do PT, e do senador Humberto Costa (PE) têm ganhado força para comandar a sigla.
O prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva, e do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macedo, também aparecem no páreo.
A escolha do futuro presidente do PT dependerá, no entanto, do aval de Lula e da simpatia de Janja, diz o jornal.
Gleisi é cotada para assumir o Ministério da Justiça no lugar de Flávio Dino, que foi indicado para assumir uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Além de ser um nome de confiança do presidente, ela aumentaria a representatividade feminina na equipe de Lula.
A Folha diz, contudo, que a presidente do PT também poderia ser chamada para chefiar outra pasta, como a Secretaria-Geral da Presidência, a Casa Civil e o Desenvolvimento Social.
“O principal entrave para Gleisi ser ministra é a dificuldade de se encontrar um sucessor natural para o comando do PT. Lula tem a preocupação de que o partido não fique desfalcado, sobretudo num ano eleitoral”, diz o jornal.
O Antagonista