Uma pesquisa publicada no sábado, 9, pelo Wall Street Journal, revelou que em uma possível disputa nas eleições de 2024, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, possui 47% das intenções de voto, enquanto o atual presidente, Joe Biden, conta com 43%. Considerando a margem de erro de 2,5 pontos percentuais, ambos estão tecnicamente empatados. A pesquisa foi conduzida com a participação do pesquisador republicano Tony Fabrizio e do democrata Michael Bocian.
As perguntas qualitativas da pesquisa destacaram um quadro de insatisfação em relação a Biden:
- Apenas 24% dos eleitores afirmaram que as políticas de Biden os beneficiaram pessoalmente, enquanto 53% declararam terem sido prejudicados. Em contrapartida, 49% dos entrevistados afirmaram que as políticas de Trump os beneficiaram, enquanto 37% se sentiram prejudicados.
- Quanto ao desempenho no cargo, somente 37% dos eleitores aprovam o trabalho do atual presidente dos EUA. Em relação à sua imagem pessoal, 61% têm uma visão negativa de Biden.
De acordo com o Wall Street Journal, esses dados ajudam a explicar por que o apoio a Biden entre os eleitores de 2020 é de apenas 87%, enquanto Trump mantém o apoio de quase 94% dos seus eleitores da última eleição. Michael Bocian argumenta que Biden não conseguiu reter o apoio de grupos considerados cruciais para sua vitória em 2020, como jovens, negros e latinos.
Vale ressaltar que essa pesquisa é a primeira do Wall Street Journal desde o início do conflito entre Israel e o grupo extremista Hamas em 7 de outubro.
Créditos: 55 Invest.