foto: Lula Marques/ Agência Brasil
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, confirmou presença no churrasco que será oferecido pelo presidente Lula (PT) quinta-feira, 21. A confraternização oferecida pelo petista vai reunir diversos ministros e líderes do governo na Granja do Torto, em Brasília.
O encontro na reunião de final de ano do governo marca uma mudança na relação do chefe do BC com o petista. Ao longo de 2023, Campos Neto foi chamado diversas vezes por Lula de “esse cidadão” e “esse rapaz” em meio a críticas à taxa de juros definida pela autoridade monetária.
Em agosto, por exemplo, Lula chegou a afirmar que Campos Neto “não entendia nada de Brasil e nem de povo”. O chefe do BC foi indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e tem mandato até o fim de 2024.
A aproximação de ambos, no entanto, passou a ser costurada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Em setembro, Campos Neto se reuniu pela primeira vez com Lula no Palácio do Planalto.
Como foi o encontro de Campos Neto e Lula?
Depois dessa primeira reunião, o chefe do Banco Central fez uma comparação entre Lula e Bolsonaro. A declaração foi dada durante programa Conversa com Bial, da TV Globo.
“O Lula gasta mais tempo prestando atenção no que você fala. Ele dedica mais tempo, tem mais paciência para as conversas. Bolsonaro era mais rápido. Eu sempre sabia que quando tinha uma conversa com Bolsonaro, eu tinha três minutos para falar alguma coisa. Depois dos três minutos ficaria mais difícil, porque ele ficava mais disperso”, comentou.
O Antagonista