O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já não esconde a interlocutores que não tem a intenção de apoiar a reeleição do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), apesar do compromisso assumido pelo presidente de seu partido, Valdemar Costa Neto.
Se a legenda optar mesmo pelo apoio, Bolsonaro ameaça não dar as caras na capital paulista durante a campanha eleitoral de 2024.
Nas conversas no PL, Valdemar — que já se comprometeu com Nunes — mantém o apoio e diz que Bolsonaro é quem dará a palavra final sobre a disputa em São Paulo.
O ex-presidente, por sua vez, tem dito que quem manda é mesmo Valdemar, cacique da legenda e dono do caixa.
Quem Bolsonaro quer?
Bolsonaro tem reafirmado o desejo de ter o deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) como candidato e tem argumentado que o partido não pode abrir mão de ter a cabeça de chapa na maior cidade do país.
Pelos cálculos de Bolsonaro, Salles tem condições de ajudar a puxar votos e fazer até oito vereadores das 55 cadeiras do legislativo municipal.
Na projeção do ex-presidente, Nunes não teria essa capacidade nem demostraria empenho em trabalhar por candidaturas bolsonaristas na Câmara.
Bolsonaro e “candidatos oportunistas”
A insatisfação de Bolsonaro é que o atual prefeito, apesar das diversas cobranças públicas, não faz gestos suficientes ao bolsonarismo.
Além disso, o ex-presidente reclama de “candidatos oportunistas” que usam seu nome para se eleger, mas depois não mantém fidelidade. Para Bolsonaro, Nunes indica ser assim.
CNN Brasil