O Banco do Brasil acaba de emitir comunicado oficial com 3 avisos urgentes a correntistas. Por meio do seu Instagram oficial, o BB fez um comunicado falando sobre os golpes, que estão cada vez mais recorrentes.
Na ocasião, foi falado sobre o “Golpe da mão fantasma”. Assim, por meio de um vídeo, o BB explicou:
“O Golpe da mão fantasma já fez muitas vítimas e tenho 3 dicas rápidas para você aprender a ligar o sinal de alerta.A última delas é a mais importante, você já ouviu falar ou já usou assistência remota? E quando alguém de confiança mexe de longe no seu celular ou computador para causar algum problema”, iniciou.
“Agora imagine que essa pessoa não é de confiança, mas um golpista ou o golpe da mão fantasma, em que o criminoso usa programas para roubar dados enquanto acessa seu aparelho. O golpista liga diz que é funcionário de uma instituição financeira. É cordial e ele usa abordagens variadas, sempre ligando o seu alerta emocional, dizendo que a sua conta estava bloqueada. Seu cartão foi clonado, movimentações estranhas com seu dinheiro, invadiram seu celular e as ligações têm recursos, como as músicas centrais de atendimento, simulação de transferência para outros atendentes e por aí vai”, diz.
Como evitar o golpe da mão fantasma?
E então segue dando detalhes sobre o golpe, e três dicas para evitar: “Durante uma conversa, o golpista orienta a acessar sua loja de aplicativos e instalar um programa de acesso remoto, com a desculpa de ajudar você a Fazer uma varredura no seu aparelho… Ligue o alerta agora, se ele instalar esse aplicativo já era com o programa instalado, o crime pode controlar seu celular ou computador e receber tudo, códigos de verificação enviados por SMS, e-mails ou anúncios permanecendo logados em sua conta, ok?”, diz.
“Mas como se proteger? Dica UM: Ao receber ligações alarmistas, desconfie sempre e ligue para o seu banco. Dica 2, mantenha os aplicativos atualizados, especialmente os bancários. A versão mais recente de um aplicativo é sempre a mais segura. Dica 3, nunca confie a alguém que você mandou instalar algo no celular. Instituições bancárias, lojas e outras empresas não fazem isso.E se você tiver alguma duvida ou achar que foi vítima de um golpe, procure o BB”, finaliza.
TV Foco