Autor: Junior Melo
Data: 10 de dezembro de 2023
A Argentina, sob o governo de Javier Milei, parece estar dando um recado ao Brasil de Luiz Inácio Lula da Silva. O tratamento dispensado ao chanceler brasileiro Mauro Vieira na posse de Milei, em 10 de dezembro, foi o de uma pessoa sem importância. Em contraste, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi recebido como chefe de Estado e verdadeiro representante do Brasil.
O gesto da Argentina é simbólico da importância que o governo Lula terá para o país sul americano. Milei, um economista liberal, é um crítico ferrenho do governo petista. Ele acusa o PT de tentar interferir na campanha eleitoral de seu país e tentar levar as artimanhas de marqueteiros de esquerda para a Argentina, que ele chamou de jogo sujo.
O tratamento dispensado a Vieira é um sinal de que a Argentina não espera que o Brasil de Lula seja um parceiro importante. O governo argentino pode estar buscando uma aproximação com os Estados Unidos e a Europa, em detrimento do Brasil.
O Brasil precisa se esforçar para recuperar a importância que tem para a Argentina. Isso pode ser feito por meio de uma política externa mais assertiva e de uma cooperação econômica mais intensa.