De volta a Brasilia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta sexta-feira, 8, do encontro nacional do PT para as eleições municipais de 2024. O petista ficou cerca de 10 dias fora cumprindo agendas no exterior e passou a última semana no Rio de Janeiro na cúpula do Mercosul.
Segundo integrantes do PT, o evento da sigla com a presença de Lula será o pontapé inicial para definir os rumos para o pleito do próximo ano. Em nota divulgada, o partido afirma que a Conferência Eleitoral e Programa de Governo PT 2024 Marco Aurélio Garcia será a oportunidade de uma “grande imersão” do PT com seus pré-candidatos e pré-candidatas do próximo ano.
A cúpula do partido espera que a volta de Lula à presidência ajude o PT a ampliar o número de prefeitos no ano que vem. Na disputa de 2020, a sigla teve o seu pior desempenho desde 1996, quando perdeu 71 prefeituras e elegeu apenas 183 prefeitos.
Desde então, novos nomes com o cargo foram filiados ao partido, que atingiu 234 gestores municipais em novembro deste ano.
Fonte: O Antagonista.