A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou uma série de proibições a uma marca de café. O órgão avaliou algumas infrações e ordenou que o produto deixasse as prateleiras dos supermercados.
Através da RESOLUÇÃO-RE N° 4.735, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2023, D.O.U. de 12/12/2023, a Anvisa suspendeu a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso, e determina o recolhimento de todos os lotes dos produtos da marca de café.
A marca é a CBD Café Blends do Brasil, fabricados pela empresa Tiziu Coffees Comercio de Café LTDA, CNPJ nº 24.450.406/0001-34. A agência sanitária identificou uma série de irregularidades em sua produção, principalmente em relação ao uso de substâncias proibidas.
Reprodução/Anvisa
Os produtos são os seguintes:
PRODUTOS PROIBIDOS
Essa medida drástica aconteceu em motivação à fabricação, propaganda e comercialização de cafés com ingredientes não autorizados em alimentos (tais como mulungu e terpenos) ou não permitidos nesta categoria (tais como camu-camu, maca peruana, ginseng brasileiro, cogumelo do sol), contrariando a definição de café.
Outro apontamento da Anvisa envolve a realização de alegações terapêuticas para doenças graves em propagandas de alimentos no próprio site da marca.
TV Foco