As transmissões televisivas começaram a ser realizadas na década de 1930, com destaque para a BBC com uma transmissão internacional, o que, para os padrões da época, era considerado uma transmissão de alta definição. Nesse momento, claro, o acesso às transmissões era bastante limitado, pois poucas pessoas tinham televisão.
Transmissões também foram realizadas em outros países da Europa, como a Alemanha e a França, e, no caso dos Estados Unidos, a primeira transmissão aconteceu em 1939. A União Soviética também realizou sua primeira transmissão televisiva nesse período, concretizando-a em 1938. Com o início da Segunda Guerra Mundial, o único país europeu a manter suas transmissões de televisão foi a Alemanha.
Após a Segunda Guerra Mundial, o período do auge da economia norte-americana permitiu que a televisão se consolidasse como um bem de consumo acessível a diversas camadas da sociedade norte-americana, em especial as classes médias. Esse desenvolvimento econômico fez com que a televisão se tornasse um bem de consumo comum, e, em 1962, cerca de 90% dos lares norte-americanos possuíam um aparelho.
A popularização da televisão nos Estados Unidos passou diretamente pela sua transformação em meio de comunicação de massa e pela busca por patrocinadores que garantiam o financiamento das atrações transmitidas. As transmissões televisivas reforçavam os padrões culturais da sociedade norte-americana nas décadas de 1950 e 1960 e se baseavam na defesa do capitalismo, do consumo, do modelo tradicional de família, entre outros valores.
Inicialmente, a programação de televisão era formada inteiramente por programas apresentados ao vivo, e, até a década de 1950, as transmissões televisivas eram todas em preto e branco, sendo que a primeira transmissão em cores aconteceu nos Estados, em 1954, e se popularizou no planeta entre as décadas de 1960 e 1970.
NORUEGA
Curiosamente, um dos países mais desenvolvidos do mundo foi um dos últimos a iniciar transmissões de televisão a cores. Mas quando começou, em 1972, a Noruega o fez em grande estilo.
Um vídeo que está circulando no Twitter mostra o momento em que a NRK, canal público e maior organização de mídia norueguesa, mudou do preto e branco para a TV em cores ao vivo.
Vale lembrar que o Brasil iniciou os testes para transmissões em cores dois anos anos, durante a Copa do Mundo do México de 1970. O primeiro país a incorporar a tecnologia foi os Estados Unidos, ainda em 1950.
A Noruega já havia testado a TV a cores nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1968, mas foi quatro anos depois que a NRK mostrou a novidade a todo o público, com o auxílio de dois humoristas.
TV em cores na Noruega
No vídeo, os homens tentam cortar uma faixa de inauguração com uma tesoura, mas ela é grossa demais. Então, eles têm a ideia de puxar a faixa até ela estourar, gerando uma explosão que “transforma” o preto e branco em cores.
Na época, a NRK era o único canal disponível no país, porque o governo proibiu todas as empresas de TV privadas entre 1960 e 1981. Imagina o impacto daquela transmissão pra todos os noruegueses ligados na telinha?
Veja o vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Créditos: Tenho Mais Discos Que Amigos.