Em uma pacata aldeia de Taiwan, a apenas 13 quilômetros da costa da China continental, scooters passam zunindo por um edifício despretensioso que existe lá, em grande parte esquecido, há décadas.
No que diz respeito aos moradores de Beigan – parte do arquipélago periférico de Matsu –, a estrutura abriga a entrada de uma usina termelétrica desativada da época da Guerra Fria, escavada nas profundezas de uma montanha.
Como o local foi designado como área restrita pelos militares de Taiwan, poucos tinham visto o interior da instalação secreta. Isso foi até o final de setembro, quando a fábrica foi aberta ao público pela primeira vez desde que foi inaugurada há quase 50 anos, como parte da Bienal de Matsu.
Transformando a instalação em um espaço futurista de arte cyberpunk, a instalação pretende iluminar a história de Matsu como posto militar avançado na linha de frente de uma guerra que nunca aconteceu – ou pelo menos, uma que ainda não aconteceu.
Conhecida localmente como Jun Hun (ou “Alma do Exército”), apelido compartilhado com a divisão do exército taiwanês que a construiu, a Usina de Beigan entrou em serviço em 1975 e se tornou um eixo da economia local antes de fechar em 2010.
“Ela mudou a vida dos residentes na ilha para sempre”, dizia um artigo recente do jornal estatal Matsu Daily.
Muitas características da usina, que fechou em 2010, permanecem intactas / YI.ng Lighting Design
Quando as forças nacionalistas do Kuomintang (KMT) recuaram para Taiwan em 1949, após a derrota para os insurgentes comunistas de Mao Tsé-Tung na Guerra Civil Chinesa, mantiveram o controle de Kinmen e Matsu – arquipélagos situados a centenas de quilômetros da capital de Taiwan, Taipei.
As sombras da guerra pairam sobre as ilhas há décadas; entre as décadas de 1950 e 1979, o Exército de Libertação do Povo Chinês bombardeou-os esporadicamente com granadas de artilharia.
Para proteger a sua nova central eléctrica dos bombardeamentos, o KMT cavou profundamente nas montanhas escarpadas de Matsu e construiu-a num túnel militar oculto – permitindo que a instalação não só gerasse eletricidade, mas também servisse como abrigo antiaéreo para os residentes.
Com o degelo nas relações através do Estreito na virada do século, a usina foi desativada e permanece como uma relíquia da Guerra Fria desde então.
Arte no “coração” de Matsu
A transformada Usina Elétrica de Beigan é o principal local da Bienal de Matsu, que acontece até 12 de novembro e apresenta obras de arte que exploram a herança, a identidade cultural e o passado militar das ilhas periféricas.
Para entrar na instalação, os visitantes são conduzidos a um túnel estreito equipado com lâmpadas industriais que emanam um brilho quente.
Os visitantes entram na instalação por um túnel estreito e mal iluminado construído na encosta da montanha / YI.ng Lighting Design
Ao chegar a uma sala de controle com vista para a casa de máquinas, eles são recebidos por luzes vermelhas sombrias marcando o perímetro do espaço. Luzes laranja projetadas nos próprios geradores de energia acentuam o metal enferrujado das máquinas.
Os designers de iluminação por trás da instalação artística, Annie Chu e Liu Ping-yi, disseram à CNN que a disposição das lâmpadas e as cores de baixa temperatura foram projetadas para evocar a sensação de que a usina ainda está em operação.
“A usina é o coração de Matsu que não para de bater, e os geradores são a essência da usina”, disse Liu.
“Queremos usar a iluminação para trazer os espectadores de volta no tempo. Queremos que eles pensem em quão tensa era a atmosfera e quão escassos eram os recursos em Matsu”, acrescentou.
A iluminação atmosférica foi projetada para transportar os visitantes de volta no tempo / YI.ng Lighting Design
Esta experiência visual é complementada por uma trilha sonora que combina o barulho ensurdecedor dos geradores de energia com o zumbido das correntes elétricas e música de piano, uma experiência de áudio criada pelo artista sonoro e compositor Wang Yu-jun.
“Quero usar o som para dar nova vida à usina deserta, para que os espectadores possam entender como era quando esses geradores ainda estavam funcionando”, disse Wang à CNN.
Ao simular o som ensurdecedor de uma central eléctrica, a instalação pretende também homenagear os funcionários que ali trabalharam, alguns dos quais sofreram lesões auditivas devido à exposição prolongada a elevados níveis de ruído, segundo Wang.
Há muito que Pequim reivindica Taiwan como seu próprio território e, apesar de nunca ter controlado a ilha, não descarta a possibilidade de tomá-la à força.
Nos últimos anos, aumentou a pressão econômica, militar e diplomática contra a democracia insular de 24 milhões de habitantes, enviando caças quase diariamente para a zona de identificação de defesa aérea de Taiwan.
Num aumento recente, a China enviou mais de 100 aviões de guerra para perto de Taiwan num período de 24 horas em Setembro, o que levou o Ministério da Defesa da ilha a instar Pequim a cessar o seu “persistente assédio militar”.
No entanto, apesar do papel de linha da frente de Matsu no aumento das tensões através do Estreito, os artistas por detrás da instalação da Central Elétrica de Beigan insistiram que a política não influenciou o seu trabalho, que consiste simplesmente em “revisitar” o passado da região.
“Esperamos que os espectadores reflitam sobre as memórias de Matsu”, disse Chu.
CNN