• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
domingo, 11 de maio de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Brasil

Tsunami meteorológico atinge Litoral Sul de Santa Catarina, arrasta carros e assusta banhistas; VEJA VÍDEO

Por Terra Brasil
11/nov/2023
Em Brasil, Meio Ambiente
Reprodução.

Reprodução.

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Um tsunami meteorológico arrastou carros e assustou frequentadores da praia do Cardoso em Laguna, Litoral Sul de Santa Catarina, na tarde deste sábado (11). Segundo a Defesa Civil, que confirmou a ocorrência, o fenômeno é incomum e “de difícil previsão”.

Tsunami meteorológico atinge Litoral Sul de Santa Catarina, arrasta carros e assusta banhistas; VEJA VÍDEO pic.twitter.com/fLvC77UYkZ

— Diario do Brasil Notícias (@diariobrasil_n) November 11, 2023

O pescador Marcio Goulart Nascimento, que presenciou a cena, diz que o tempo estava bom, e “a maré subiu de repente e ficou muito alta” por volta das 16h.

Segundo a Coordenadoria de Monitoramento e Alertas da Defesa Civil, o tsunami meteorológico normalmente está atrelado a algum sistema meteorológico, como linhas de instabilidade, como foi o caso desta ocorrência.

Leia Também

Veja como preparar um café da manhã inesquecível e surpreender no dia das mães

Lula empurra devolução do dinheiro do INSS e joga a culpa em Bolsonaro

Maior diamante negro do mundo foi descoberto no Brasil! Veja detalhes

“As linhas de instabilidade são formadas por células de tempestades aproximadamente contínuas, dispostas de forma alinhada. Quando passam paralelas à costa, podem gerar mudanças bruscas de pressão atmosférica e rajadas de vento intensas que colaboram para o avanço da água do mar em direção à praia”, detalha nota do órgão.

Causado por fatores meteorológicos, o tsunami meteorológico se difere do tsunami, que é provocado por abalo sísmico (terremoto) e normalmente tem poder destrutivo maior.

Praia cheia

A praia, segundo Nascimento, estava cheia de turistas e foi possível ver muitas pessoas correndo, além de ouvir gritos. Segundo o Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido.

“Estava cheia de gente, havia dezenas de carros, alguns conseguiram sair rápido. Mas uns 10 carros estragaram bem. Eles boiaram na maré. […] Todos esses carros que foram atingidos foram arrastados”, relata o pescador.

Quando a maré baixou, segundo ele, pescadores correram para ajudar banhistas e outros frequentadores, principalmente mulheres e crianças. Pessoas também perderam documentos, segundo ele.

Conforme lei municipal, é proibida “a entrada, a permanência e a circulação de veículos automotores” nas praias do município, com exceção das praias do Gi, Canto do Gi e do Sol.

Fonte: G1.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Padrasto é preso por estuprar adolescente de 12 anos na frente da mãe da vítima

PRÓXIMO

Homem morre após ser esmagado por robô que o confundiu com caixa

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se