A Autoridade Geral para Passaportes e Fronteiras anunciou neste sábado (11.nov.2023) a reabertura da travessia de Rafah no domingo (12.nov.2023). Estava suspensa desde 6ª feira (10.nov) –o que atrasou a repatriação de brasileiros.
A informação ainda não foi confirmada pelo Ministério das Relação Exteriores. Os 34 brasileiros que estão na Faixa de Gaza aguardam a abertura da passagem fronteiriça de Rafah, no Egito, para serem repatriados. O grupo havia sido autorizado a deixar a região na 6ª feira (10.nov.2023) mas, segundo o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, eles não puderam passar a fronteira porque o posto não foi aberto.
“Nós estamos em contato reiterado com todas as partes e esperamos que esses nomes sejam autorizados a cruzar o mais rápido possível”, disse o ministro a jornalistas na 6ª feira (10.nov).
Também na 6ª feira (10.nov), o MRE (Ministério das Relações Exteriores) informou que o grupo de brasileiros e familiares se encontrava no posto fronteiriço, desde às 7h da manhã (no horário local; 2h pelo horário de Brasília), e que seriam liberados a entrar no Egito.
No entanto, com o fechamento da passagem, o grupo teve de retornar para os locais onde estavam abrigados. Eles devem voltar para o posto neste sábado (11.nov) para aguardar a abertura.
Um avião do governo brasileiro está em Cairo, capital do Egito, esperando para trazer o grupo ao Brasil.
Fonte: Poder 360/Com informações da Agência Brasil.