A Petrobras anunciou a rescisão do contrato para a venda da refinaria Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (LUBNOR), localizada em Fortaleza, Ceará. A decisão foi tomada devido à falta de cumprimento das Condições Precedentes estabelecidas no contrato até o prazo final definido.
A petroleira afirma em Comunicado ao Mercado que a transação não pôde ser concluída apesar dos esforços da Petrobras. A empresa reafirmou o compromisso com a continuidade operacional da LUBNOR, garantindo a confiabilidade, disponibilidade e segurança das unidades, bem como o respeito ao meio ambiente e às pessoas.
A refinaria LUBNOR possui capacidade de processamento autorizada de 8,2 mil barris por dia e é uma das principais produtoras nacionais de asfalto. Além disso, é a única unidade de refino no país especializada na produção de lubrificantes naftênicos.
Com essa decisão, a Petrobras mantém o controle da refinaria e defende que poderá continuar investindo na operação, buscando otimizar processos e contribuindo para o desenvolvimento do setor de petróleo e gás no Nordeste brasileiro.
O Antagonista