O Exército Brasileiro tem publicado vários artigos sobre a operação conjunta ou Exercício Combinado Brasil/EUA. O grande exercício se trata, segundo informado pelo SOUTHCOM, de um evento planejado pelos Estados Unidos para “aumentar a interoperabilidade entre as Forças dos EUA e dos Hemisfério ocidental” e “aumentar a capacidade de resposta” dos norte-americanos.
Uma colocação na estratégia para o SOUTHCOM, publicada em 2019, é bastante emblemática ao mencionar até onde os militares dos EUA podem ir para garantir a segurança de seus cidadãos: “A segurança das casas americanas, mesmo no centro do nosso país, tem uma relação definida com a segurança das casas na Nova Escócia, em Trinidad e Tobago e no Brasil.”. Os militares dos EUA desejam se familiarizar com todos os ambientes e teatros de operações possíveis de ser encontrados no hemisfério Sul. Em 2022 o Exercício ocorreu em solo colombiano.
Motivo de artigos com tom de euforia em páginas do Exército Brasileiro, o exercício tem sido alvo de muitas críticas em redes sociais e sites especializados, como a Revista Sociedade Militar. Alguns posicionamentos alegam que não há necessidade de familiarizar militares norte americanos com as especificidades da selva amazônica e que os norte-americanos na verdade seriam a potência estrangeira com maior potencial de se posicionar contra o Brasil em futuro próximo. Outros, em menor número, alegam que treinamentos desse tipo sempre ocorreram, que militares brasileiros já foram aos Estados Unidos etc.
O que dizem os norte americanos
Motivações para a realização do Exércício, segundo o prisma dos militares dos Estados Unidos. Com base em artigo publicado no site do SOUTHCOM das Forças Armadas dos Estados Unidos da América.
… ajuda a garantir que o Exército dos EUA seja capaz de responder rapidamente em apoio aos parceiros regionais e proporciona um excelente local para treinar e preparar pessoal para diversas situações.
- O Exercício Southern Vanguard 24 (ExSV24) é um exercício planejado e dirigido pelo Exército Sul dos EUA,
- Esta experiência ajuda a garantir que o Exército dos EUA seja capaz de responder rapidamente em apoio aos parceiros regionais e proporciona um excelente local para treinar e preparar pessoal para diversas situações
- Southern Vanguard é um exercício anual nos níveis operacional e tático para aumentar a interoperabilidade entre as forças dos EUA e do Hemisfério Ocidental. No ano passado, o exercício foi realizado com a Colômbia.
Créditos: Revista Sociedade Militar.