Uma boa notícia para os brasileiros que recebem auxílio-doença! O Ministério da Previdência Social autorizou a prorrogação automática desse benefício junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Logo, uma portaria publicada de forma conjunta passa a adotar essa nova medida.
Com isso, será possível ampliar o período de recebimento desse auxílio a cada 30 dias, por quantas vezes forem necessárias. Entenda como essa medida irá funcionar aos segurados do INSS na sequência.
A portaria do Ministério da Previdência Social e do INSS teve a sua publicação no último dia 1º de novembro. Dessa forma, essa prorrogação pode acontecer várias vezes até o final de abril no próximo ano.
Dessa forma, a prorrogação desse benefício do INSS se dará independentemente do tempo de espera para realizar a perícia médica, mesmo que seja em menos de 30 dias. Ainda, o pedido de ampliação do auxílio-doença pode ocorrer em todas as agências da Previdência Social e não mais apenas nas unidades que oferecem vagas para a perícia.
Ademais, o órgão público exigia que a realização de uma perícia para a terceira renovação. A partir da nova portaria, contudo, isso não é mais necessário e o beneficiário pode pedir a prorrogação por quantas vezes quiser.
Medida promete agilizar atendimentos
Com a prorrogação automática desse benefício do INSS, a ideia é agilizar a fila de perícias para outros tipos de solicitações, como a do Benefício de Prestação Continuada (BPC) a pessoas com deficiência. Assim, os peritos médicos podem ser direcionados a esses atendimentos, portanto.
Por fim, aqueles que estão solicitando um benefício do INSS pela primeira vez podem ter prioridade do atendimento. Nos últimos anos, por exemplo, o órgão sofre com as filas crônicas, o que atrasa a concessão de benefícios aos requerentes.
Seu Crédito Digital