O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu (foto), disse neste domingo, 26, ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que está aberto para estender o cessar-fogo em Gaza, mas assim que a medida se encerrar, a operação das forças israelenses no território retornará “com força total”.
Netanyahu conversou com Biden por telefone. Segundo o gabinete do premiê de Israel, eles trataram também da libertação da menina Avigail Idan, de 4 anos, que ficou nas mãos dos terroristas do Hamas por 51 dias.
“Que alegria é vê-la conosco. Mas por outro lado, que tristeza por ela estar voltando a uma realidade sem os pais”, afirmou em vídeo divulgado nas redes sociais.
“Trouxemos para casa outro grupo de reféns, crianças e mulheres, e fico emocionado do fundo do meu coração, toda a nação fica, quando vemos famílias reunidas”, acrescentou.
O primeiro-ministro destacou que a trégua de quatro dias pode ser prorrogada para permitir a libertação de mais reféns: “por cada dia, mais 10”.
Netanyahu afirmou a Biden que os principais objetivos são “destruir o Hamas, garantir que Gaza não voltará a ser o que era e, claro, libertar todos os nossos reféns. ”
“Tenho certeza de que teremos sucesso nesta missão – porque não temos outra escolha.”
O primeiro-ministro visitou mais cedo as tropas israelenses no norte da Faixa de Gaza, em meio ao cessar-fogo temporário. Essa foi a primeira vez desde o início da guerra contra o Hamas que Netanyahu entra no território.
Fonte: O Antagonista.