Os restos mortais de um artilheiro da Força Aérea do Exército dos Estados Unidos abatido na França durante a Segunda Guerra Mundial foram identificados quase 80 anos depois da sua morte. Segundo o Departamento de Defesa dos EUA, o sargento Franklin P. Hall, de 21 anos, estava desaparecido desde 1944.
Hall era nativo da Flórida, nos Estados Unidos, e foi designado para o 66º Esquadrão de Bombardeio, 44º Grupo de Bombardeio (Pesado) no Teatro Europeu. O militar era um dos responsáveis pela artilharia em um avião B-24D Liberator chamado “Queen Marlene”, que foi atacado por alemães perto de Équennes-Éramecourt, na França.
“As forças alemãs encontraram rapidamente o local da queda e recuperaram nove conjuntos de restos mortais, que foram enterrados no cemitério francês em Poix-de-Picardie. Os restos mortais de Hall não foram contabilizados após a guerra”, afirma a o comunicado da DPAA.
Queen Marlene foi atacado por forças aéreas alemãs perto de Équennes-Éramecourt, na França — Foto: Divulgação/DPAA
A partir de 1945, um órgão do Departamento de Defesa que procurava militares americanos mortos no Teatro Europeu vasculhou a área. Nenhuma das investigações encontrou pistas sobre a disposição dos restos mortais do sargento. Hall foi declarado irrecuperável em 1º de março de 1951.
Através de pesquisas contínuas sobre soldados desaparecidos em combate ao redor de Équennes-Éramecourt, historiadores do Departamento de Defesa descobriram que restos mortais de dois enterrados no Cemitério Americano de Normandia, um local da Comissão de Monumentos de Batalha Americana, poderiam estar associados a Hall. Eles foram desenterrados em 2018 e submetidos a análises antropológicas, além de investigações do DNA mitocondrial e do cromossomo Y. Os resultados mostraram que os restos de um deles pertenciam ao sargento.
O nome de Hall está registrado nas Placas dos Desaparecidos no Cemitério Americano de Ardennes, na França, juntamente com outros ainda desaparecidos da Segunda Guerra Mundial. Um roseta será colocada ao lado de seu nome para indicar que ele foi contabilizado. De acordo com as autoridades, Hall será enterrado em Leesburg, Flórida, em uma data a ser determinada.
Desde o início de seu trabalho, em 1973, a DPAA contabilizou 1.543 soldados desaparecidos da Segunda Guerra Mundial. Dados do governo norte-americano mostram que 72.135 soldados ainda estão desaparecidos.
O Globo