O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, confirmou nesta quarta-feira, 29, que Luis Caputo será seu ministro da Economia.
“A reunião com o Tesouro e o Fundo foi liderada por [Nicolás] Posse e [Luis] Caputo. Tenho o retorno com o Tesouro e os resultados foram excelentes. Eles entendem perfeitamente os problemas da Argentina”, afirmou Milei em conversa com a rádio Mitre sobre a viagem que fez a Washington, nos Estados Unidos.
“Estamos tratando da questão dos Leliqs, que agora estão sendo transformados em passes. O ministro da Economia, Caputo, conseguiu discutir estas questões em profundidade”, acrescentou.
Caputo, que foi ministro das Finanças e presidente do Banco Central do ex-presidente Maurício Macri, assumirá a economia de um país com inflação anual de 142,7%, a maior desde 1991. Ele também deverá renegociar a dívida de 44 bilhões de dólares com o FMI.
Além de Caputo no Ministério da Economia, Milei confirmou a nomeação de Gerardo Werthein como embaixador da Argentina nos EUA e a permanência Daniel Scioli à frente das relações diplomáticas com o Brasil.
Na terça, 28, ao ratificar sua intenção de permanecer como embaixador argentino no Brasil, Scioli enfatizou à emissora de TV A24 a importância da relação entre os dois países.
“A relação histórica com o Brasil passou por diferentes alternativas e ainda assim foi mantida e conseguimos torná-lo o primeiro parceiro comercial. Para as províncias argentinas, o Brasil é um mercado muito importante e com certeza (Milei) irá avaliá-lo.”
O Antagonista