A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, decidiu não acompanhar o presidente Lula nas visitas à Arábia Saudita e ao Catar e seguiu direto para a COP28, em Dubai.
É a primeira vez, desde o início do terceiro mandato presidencial de Lula, em janeiro de 2023, que a primeira-dama não acompanha o marido em uma viagem internacional.
Janja viajou com Lula no avião presidencial até Riade, na Arábia Saudita. De lá, porém, ela embarcou em um voo comercial direto para Dubai, onde o presidente só chegará na sexta-feira (1º/12).
Com isso, Janja não acompanhará as agendas de Lula nem na Arábia Saudita, nem no Catar, onde o presidente brasileiro terá compromissos na quarta-feira (29/11) e quinta-feira (30/11).
Os dois países, de maioria muçulmana, têm um histórico de regras rígidas para mulheres, embora, no caso da Arábia Saudita, venham tendo algumas flexibilizações desde 2019.
A ida antecipada de Janja a Dubai, segundo sua assessoria, se deve a agendas da primeira-dama com a a mãe do xeque Mohammed bin Zayed Al Nahyan, conhecida como a “Mãe da Nação”.
Janja terá uma reunião com Sheikha Fatima bint Mubarak Al Ketbi na quarta. Na quinta, ela participa de um almoço oferecido às esposas dos chefes de Estado que participarão da COP28.
Após a COP28, Janja deve acompanhar Lula na visita oficial a Berlim, na Alemanha, em 4 de dezembro. Ao todo, a viagem do presidente da República deve durar cerca de 10 dias.
Metrópoles