Um incêndio de grandes proporções está devastando o Parque Nacional do Monte Pascoal, localizado em Porto Seguro, na Bahia. Segundo informações do governo do estado, mais de 200 hectares de Mata Atlântica já foram destruídos pelas chamas.
Desde a semana passada, uma equipe de brigadistas vem lutando contra o fogo, mas diante da gravidade da situação, foi necessário reforçar o contingente. Um grupo de 35 bombeiros e duas aeronaves modelo Air Tractor foram enviados para auxiliar no combate às chamas.
A solicitação de apoio foi feita pela superintendente do parque, Patrícia Pataxó, no último domingo, 19. O Parque Nacional do Monte Pascoal é o único do país que possui a classificação de histórico, pois engloba a primeira porção de terra avistada pelos colonizadores portugueses ao chegarem ao Brasil. Além disso, a região abriga uma grande diversidade de animais e plantas.
Antes mesmo da solicitação de apoio feita pela superintendente, brigadistas voluntários e agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) já estavam atuando no local. A mobilização teve início a partir de um pedido feito pela Superintendência de Políticas para os Povos Indígenas.
O Antagonista