O IDF (sigla em inglês para Forças de Defesa de Israel) afirmou, nesta 6ª feira (3.nov.2023), que o grupo extremista Hamas “controla o combustível do Hospital Shifa”. A declaração foi feita em discurso pelo porta-voz do Exército de Israel, Daniel Hagari. Ele também publicou sobre o assunto em sua conta oficial no X (ex-Twitter).
“Revelamos uma gravação de um funcionário do Sistema de Saúde de Gaza conversando com as nossas forças. Ele descreve como o Hamas mantém os tanques de combustível no Hospital Shifa”, disse Daniel Hagari. A unidade fica localizada no bairro North Rimal, na cidade de Gaza.
“Enquanto o Hamas ameaça que o combustível nos hospitais está prestes a acabar, ele próprio rouba esse recurso de pacientes para fins terroristas. Continuaremos a expor ao mundo as ações do Hamas e como o grupo utiliza cinicamente a população como escudo civil”, afirmou o porta-voz do IDF em discurso realizado na manhã desta 6ª feira.
Na gravação realizada na última 5ª feira (2.nov), o suposto funcionário do Sistema de Saúde de Gaza disse a integrante do exército israelense que o “Hamas controla o diesel [do Shifa]. Nós 2 sabemos que está embaixo dos hospitais”.
Indagado se o grupo tem “menos do que meio milhão de litros”, o funcionário respondeu: “Nós 2 sabemos que há muito mais”.
Depois, o integrante do Exército de Israel perguntou: “Se eu levar combustível para o hospital agora, eles vão levá-lo. Você não concorda comigo?”. Ao passo que o funcionário respondeu: “Meu amigo, você está completamente certo”.
CERCO EM GAZA
No discurso na manhã desta 6ª feira (3.nov), o porta-voz do IDF, Daniel Hagari, voltou a reafirmar que o Exército de Israel “está cercando Gaza e seus arredores por ar, terra e mar”.
“Os combatentes estão avançando nas batalhas e destruindo infraestruturas terroristas acima do solo e subterrâneas, além de estarem eliminando terroristas”, declarou.
Hagari também disse que na noite de 5ª feira (2.nov), a força militar israelense localizou “muitas armas, granadas, explosivos, equipamentos de proteção, meios de comunicação e mapas. Tudo isso estava em redutos terroristas. Nossas forças tomaram os espaços e mataram terroristas“.
Daniel Hagari declarou que o Exército de Israel está “em um nível muito elevado de vigilância para responder a qualquer evento que ocorra hoje e nos próximos dias”. Afirmou que as forças continuarão a “responder firmemente contra qualquer dano aos cidadãos de Israel”.
Fonte: Poder 360.