Na cidade de Guarulhos, a segunda maior do estado de São Paulo, já se desenha para 2024 um nome forte para a campanha eleitoral. O nome que está ganhando destaque como pré-candidato a prefeito é o de Edmilson Americano. Ele conta com o apoio da atual gestão municipal e tem como objetivo principal modernizar a cidade. Além disso, Americano conquistou o suporte de duas figuras importantes na política paulista: o governador Tarcísio de Freitas e o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Rumores iniciais apontavam que o ex-presidente Bolsonaro estaria inclinado a apoiar um nome do MBL, devido ao interesse de Valdemar da Costa Neto, presidente do PL. Porém, essa informação não foi confirmada por Bolsonaro. Ao contatar um assessor do ex-presidente, foi possível identificar que a pré-candidatura de Edmilson Americano surgiu como uma opção promissora na segunda maior cidade de São Paulo.
Americano, que hoje ocupa o cargo de secretário de governo em Guarulhos, já vem se destacando pela busca por melhorias para a cidade. O apoio da atual gestão reconhece seu comprometimento com a modernização e o progresso local.
Além disso, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, mostrou seu apoio a Americano, enxergando nele a pessoa certa para conduzir o projeto de desenvolvimento do estado.
Por sua vez, o presidente Bolsonaro vê na pré-candidatura de Americano uma convergência de apoio importante no estado de São Paulo. Através de um assessor, foi ressaltada a afinidade ideológica entre Bolsonaro e Americano, o que fortalece ainda mais essa candidatura para a prefeitura de Guarulhos.
Edmilson Americano apresenta um plano de governo que busca impulsionar o desenvolvimento da cidade, com foco em melhorias na infraestrutura, mobilidade urbana, setor econômico e qualidade de vida dos guarulhenses. Com o respaldo político da atual gestão, do governador Tarcísio de Freitas e do presidente Bolsonaro, ele busca uma renovação abrangente em Guarulhos, visando impulsionar o crescimento e o avanço do município.
Além de suas propostas para a modernização da cidade, Americano tem trabalhado junto ao Metrô de São Paulo em projetos de mobilidade urbana. Reuniões já foram realizadas para a implantação das linhas 19-Celeste e 2-Verde em Guarulhos, com discussões sobre o cadastro de imóveis próximos às futuras estações e possíveis alterações viárias no projeto. O cronograma prevê que as licitações, o projeto básico de implantação e as desapropriações ocorram até 2024, com início das obras em 2025 e conclusão até 2030.
Júnior Melo
Advogado e Jornalista