A saúde na terceira idade se torna um tema cada vez mais relevante à medida em que a expectativa de vida aumenta. A demência, doença que atinge ao menos 1,76 milhão de pessoas com mais de 60 anos no Brasil, tem sido objeto de pesquisas na área da saúde, que busca entender os muitos fatores que podem estimular o surgimento da doença. Um desses fatores está ligado a eventuais problemas de visão.
É o que mostra análise publicada na revista JAMA Ophthalmology, que indica aumento na probabilidade do desenvolvimento de demência entre os adultos mais velhos diagnosticados com problemas oculares. E o motivo se dá por uma correlação estatística interessante: a quantidade de problemas de visão parece estar diretamente ligada ao risco de demência.
Qual a relação sobre visão e demência?
Conduzido por especialistas da Universidade de Michigan, o estudo levou em conta os dados do Estudo Nacional de Tendências de Saúde e Envelhecimento de 2021. Ao todo, o estudo levou em conta informações de 2.967 participantes acima de 71 anos, que encontrou relação entre todos os tipos de problemas de visão e maior incidência não apenas de demência, mas também de Alzheimer.
Quais são os principais problemas de visão estudados?
Entre os problemas de visão observados no estudo destacam as seguintes condições: a acuidade visual para longe, também conhecida como acuidade de visão distante, que mede a capacidade do olho humano enxergar nitidamente objetos à distância; a acuidade visual para perto, que avalia o quão bem alguém consegue ver de perto; e a sensibilidade ao contraste, que mede a habilidade de distinguir entre um objeto e o fundo onde ele está, ou entre duas cores semelhantes.
É possível prevenir a demência tratando problemas de visão?
Ainda de acordo com os resultados, o tratamento de problemas visuais pode ser um fator decisivo na prevenção da demência. Eles apontam que a perda de estímulos visuais pode causar uma diminuição no envolvimento mental, o que por sua vez leva a uma maior probabilidade de desenvolvimento de demência. Assim, o estudo sugere que, mantendo a saúde visual em dia, é possível minimizar os riscos de desenvolver demência na terceira idade.
Fonte: Catraca Livre.